Durante a exposição Gamescom 2024, jornalistas do portal Wccftech falou com representantes da GSC Game World, que contaram alguns fatos importantes sobre o tão aguardado jogo de tiro STALKER 2: Heart of Chornobyl.
Aqui está o que sabemos
A conversa contou com a presença do produtor principal de STALLKER 2: Heart of Chornobyl, Slava Lukyanenko, e do gerente de comunidade Zakhar Bocharov.
Reunimos as teses mais importantes e interessantes de suas entrevistas
- Na gamescom 2023, os desenvolvedores coletaram as opiniões de jogadores e especialistas sobre a demo do Stalker 2 e fizeram muitas mudanças no jogo com base nelas. Por exemplo, eles melhoraram a IA, ajustaram o comportamento dos NPCs, melhoraram o sistema de diálogo e é por causa dessa quantidade adicional de trabalho que foi decidido adiar o lançamento do jogo;
- A Microsoft ajuda ativamente o estúdio ucraniano no desenvolvimento do jogo de tiro, mas não é sua publicadora e não impõe sua opinião aos desenvolvedores sobre suas ações. Todas as decisões são tomadas exclusivamente pela GSC Game World;
- no Xbox Series X Stalker 2 terá dois modos: 60 FPS sem gráficos da mais alta qualidade e, inversamente, 30 FPS, mas com resolução 4K, ray tracing e outras melhorias gráficas;
- o estúdio está trabalhando ativamente na otimização do jogo para o fraco console Xbox Series S, até agora eles conseguiram atingir um desempenho de 25 FPS, mas o trabalho continua;
- a versão para PC suportará NVIDIA DLSS e ray tracing de software. O ray tracing de hardware ainda está sendo testado, mas é improvável que seja finalizado no momento do lançamento do jogo;
- O sistema A-Life 2.0 garante que eventos interessantes e inesperados ocorrerão constantemente na Zona, gerados pela IA com base na localização do jogador e ações recentes, e esses eventos não exigem o envolvimento direto do protagonista. Por exemplo, NPCs podem encontrar uma Anomalia, abordá-la, começar a lutar, então outro NPC se aproximará e os eventos se desenvolverão de forma inesperada;
- uma jogada detalhada de Heart of Chornobyl levará de 25 a 40 horas, mas é impossível ver todo o conteúdo de uma só vez devido à natureza não linear do jogo;
- Stalker 2 terá três finais, não quatro, como anunciado anteriormente;
- suporte para modificações personalizadas aparecerá em STALKER 2: Heart of Chornobyl logo após o lançamento do jogo;
- os desenvolvedores confirmaram planos de lançar vários complementos de história, mas antes disso haverá várias atualizações gratuitas importantes que não apenas corrigirão bugs, mas também adicionarão novos conteúdos;
- A equipe da GSC Game World é composta por aproximadamente 430 funcionários;
- No tempo restante antes do lançamento, os desenvolvedores estão ocupados polindo o jogo e melhorando seu estado técnico.
Quando podemos esperar isso
Stalker 2: Heart of Chornobyl será lançado em 20 de novembro para PC e Xbox Series, o jogo de tiro aparecerá imediatamente no catálogo do Xbox Game Pass.
Fonte: Wccftech
Além das informações já partilhadas, é importante destacar que o desenvolvimento de STALKER 2: Heart of Chornobyl foi marcado por desafios significativos, principalmente devido à situação atual na Ucrânia. A GSC Game World, localizada em Kyiv, enfrentou dificuldades logísticas e de recursos, mas conseguiu manter sua equipe motivada e dedicada. O estúdio reafirmou seu compromisso em entregar um produto de qualidade, mesmo que isso tenha implicado em delays.
Outro ponto relevante é a abordagem dos desenvolvedores em relação à narrativa do jogo. A história apresenta um enredo rico e envolvente, com personagens bem desenvolvidos que prometem criar uma conexão emocional com os jogadores. Os finais múltiplos prometem trazer diferentes perspectivas e desfechos, incentivando os jogadores a explorarem o jogo mais de uma vez. A natureza não linear do game também sugere que as escolhas dos jogadores influenciarão a evolução da trama, permitindo uma jogabilidade única a cada nova experiência.
Ademais, a comunidade de fãs de STALKER sempre foi bastante ativa e contribuiu significativamente com feedback e sugestões ao longo do desenvolvimento. O suporte para mods é uma das características que certamente irá enriquecer a longevidade do jogo, permitindo que os jogadores personalizem a experiência de acordo com suas preferências. Os desenvolvedores também afirmaram que pretendem realizar eventos comunitários e interações com a base de fãs após o lançamento, para que a vozes da comunidade sejam ouvidas no futuro do jogo.
Com o lançamento agendado para 20 de novembro, a expectativa está em alta. Os fãs estão ansiosos para ver como as melhorias prometidas serão implementadas e se as inovações no sistema A-Life 2.0 proporcionarão uma experiência verdadeiramente imersiva e dinâmica dentro do universo de STALKER. Além disso, a inclusão do jogo no Xbox Game Pass poderá expandir seu alcance, permitindo que mais jogadores experimentem este título icônico.
Por fim, enquanto aguardamos a data de lançamento, resta-nos acompanhar as atualizações e conteúdos adicionais que a GSC Game World poderá compartilhar, à medida que se aproxima o grande dia em que o jogo finalmente estará disponível para o público.