A notícia inesperada foi compartilhada pelo famoso designer de jogos japonês Hideaki Itsuno, autor de Devil May Cry e Dragon’s Dogma.
Aqui está o que sabemos
Em sua página X, Hideaki Itsuno anunciou sua decisão de deixar a Capcom “após 30 anos e 5 meses de trabalho”.
O desenvolvedor ficou intrigado com a notícia de que iniciará outro projeto em um “novo ambiente” já em setembro, mas ainda não revelou em qual estúdio se juntou.
Hideaki Itsuno agradeceu aos fãs de seus jogos pelo apoio e atenção ao longo dos anos e prometeu que continuará lançando os mesmos jogos divertidos e bonitos.
– Hideaki Itsuno (@tomqe) 31 de agosto de 2024
Hideaki Itsuno começou sua carreira na Capcom em 1994 e foi responsável pelo desenvolvimento de Street Fighter Alpha, Rival Schools e Power Stone. Mas ele ganhou fama mundial após o lançamento de Devil May Cry, e seu último projeto na empresa foi o altamente considerado RPG Dragon’s Dogma 2, lançado em março de 2024.
Fonte: X
Com a saída de Itsuno, muitos jogadores e críticos se perguntam sobre o futuro das franquias que ele ajudou a moldar. Devil May Cry, que estabeleceu novos padrões para jogos de ação, e Dragon’s Dogma, reconhecido por suas mecânicas de RPG inovadoras, deixarão um legado significativo que pode ser difícil de sustentar sem a sua visão criativa. A sua habilidade para criar personagens memoráveis e mundos imersivos foi, sem dúvida, um dos pilares do sucesso destes títulos.
Além disso, a transição para um novo estúdio levanta questões sobre como seu estilo e abordagem de design poderão ser integrados em uma nova cultura de desenvolvimento. Os fãs de longa data estão ansiosos para saber se Itsuno trará consigo elementos familiares de suas obras anteriores, bem como inovações que possam surpreender e encantar o público.
Hideaki Itsuno não é apenas um desenvolvedor; ele é uma figura emblemática da indústria de videojogos, e sua saída da Capcom marca o fim de uma era. A sua influência é sentida não só nas suas criações, mas também em como outros desenvolvedores abordam a narrativa e a jogabilidade. Enquanto isso, a Capcom estará sob pressão para encontrar alguém capaz de preencher o vazio deixado por Itsuno e continuar a evolução das suas icónicas franquias.
A resposta da comunidade de jogadores à notícia foi mista, com muitos expressando gratidão por suas contribuições, enquanto outros se mostram apreensivos sobre o futuro. O impacto emocional que seus jogos tiveram ao longo das décadas é inegável, e isso faz parte do que torna esta saída tão significativa para os fãs. Havendo tantas incertezas à frente, muitos estão curiosos sobre qual direção seu novo projeto poderá assumir e quais surpresas Itsuno pode estar a preparar para os seguidores das suas obras.
Além disso, a indústria de videojogos está em constante evolução, e a chegada de novos talentos e a adaptação de estúdios a novas tecnologias poderiam ser fatores influentes nas futuras criações de Itsuno. O ambiente criativo pode oferecer novas oportunidades que potencialmente revolucionarão a forma como as histórias são contadas nos jogos. Em um contexto onde a realidade virtual e aumentada estão a ganhar força, a visão de Itsuno pode, de facto, desafiar as convenções estabelecidas e trazer novas formas de interagir com os jogadores.
As redes sociais têm sido um meio vital para que os fãs comentem e especulem sobre o que virá a seguir. Com os comentários e a partilha de experiências dos jogadores, fica claro que Hideaki Itsuno deixa uma marca indelével na Capcom e na indústria como um todo. Faltará ver se ele conseguirá também renovar essas conexões com seu novo projeto, estabelecendo novos paradigmas que elevem ainda mais a sua abordagem ao design de jogos.