O criador do super popular sandbox Minecraft, Markus Persson, publicou um pequeno vídeo de gameplay de seu novo jogo, que se chamará Levers and Chests.
Aqui está o que sabemos
Levers and Chests é um RPG antigo com elementos roguelike, semelhante aos que eram populares em meados dos anos 90.
O jogador controla um grupo de quatro personagens com visão em primeira pessoa e avança por labirintos sombrios cheios de inimigos.
Markus Persson mostrou as habilidades dos bruxos, que podem retardar e acelerar a passagem do tempo, e baseia suas táticas nisso.
Ele está criando o jogo em seu próprio estúdio, Bitshift Entertainmen, que ele fundou em abril, e, a julgar por seus comentários, o trabalho está indo bem, já que Markus pediu para não prestar atenção à rotação dos retratos dos personagens no canto direito da tela – ele adicionou essa opção depois de fumar “maconha”, que consumiu sem tirar os olhos do monitor.
A data de lançamento de Levers and Chests é desconhecida, aparentemente tudo depende da quantidade e qualidade da erva.
O tempo para quando não há entradas e a velocidade aumenta à medida que mais comandos enfileirados são inseridos, para que você possa simplesmente repetir ações sem ter que esperar as animações terminarem ou clicar lentamente para aproveitar as animações.
Ah, e ignore os retratos giratórios, por que eu adicionei isso… foto.twitter.com/V5DwY49RiK
– entalhe (@notch) 3 de setembro de 2024
Fonte: entalhe
O design de Levers and Chests reflete uma estética nostálgica, remetendo aos gráficos pixelizados que eram comuns nos jogos das décadas passadas. Este estilo visual, juntamente com a jogabilidade focada em exploração e combate em masmorras, promete trazer um toque de familiaridade para os veteranos dos RPGs clássicos. A forma como as habilidades dos personagens são integradas ao gameplay indica que haverá uma ênfase na estratégia, onde o tempo e o posicionamento são cruciais para o sucesso durante as batalhas.
A escolha de incluir elementos roguelike também é uma decisão interessante, pois implica que cada jogada poderá ser única, com níveis gerados aleatoriamente e permadeath, o que pode aumentar a rejogabilidade do título. Essas mecânicas têm se tornado populares em muitos jogos modernos, e parece que Persson está se inspirando nessas tendências para revitalizar o gênero.
Além disso, o fato de Persson estar a desenvolver o jogo de forma independente pode oferecer uma liberdade criativa que muitas vezes falta em veľicanos estúdios de jogos. Neste sentido, ele poderá explorar ideias mais arrojadas e inovadoras sem as limitações impostas por grandes editoras. Contudo, isso também pode acarretar desafios, como a necessidade de aprender várias competências técnicas que vão desde a programação até o marketing.
O envolvimento de Markus Persson em gerir seu próprio estúdio levanta questões sobre como isso pode impactar o desenvolvimento do jogo. Em um cenário onde ele pode operar de forma mais ágil e adaptativa, haverá também o desafio de equilibrar a produção e a qualidade do conteúdo. Neste caso, a abordagem descontraída que ele comentou nas redes sociais, incluindo a influência do uso de cannabis no processo criativo, pode ser vista tanto como uma forma de relaxamento quanto como uma potencial distração.
Com a comunicação aberta que Persson tem mantido com os fãs, há uma expectativa em torno da transparência e do desenvolvimento contínuo do jogo. O feedback da comunidade pode ser vital para a poluição de Levers and Chests, e o designer parece estar atento a isso, o que pode resultar numa experiência mais satisfatória para os jogadores quando o jogo for finalmente lançado.