Em setembro de 2024, o David Game College, em Londres, lançou um novo programa educacional com inteligência artificial (IA) como professora principal.
Aqui está o que sabemos
O programa, chamado Sabrewing, se adapta às necessidades individuais de cada aluno, analisando seus pontos fortes e fracos e personalizando o currículo de acordo. Há também 3 “treinadores de aprendizagem” presentes na sala de aula para ajudar os alunos e intervir quando a IA falha, especialmente em matérias como arte e educação sexual.
A administração da faculdade acredita que a IA pode oferecer uma abordagem mais adaptável e personalizada para o aprendizado do que os métodos tradicionais. O programa já atraiu a atenção de especialistas em educação e pode ser um avanço no uso da IA em instituições educacionais. No entanto, o otimismo é contrariado por preocupações sobre o impacto da técnica no desenvolvimento social e emocional dos alunos, dado o número decrescente de professores humanos que normalmente atuam como modelos e mentores.
Fonte: Faculdade David Game
O Sabrewing surge num contexto em que a utilização da tecnologia na educação está em franca ascensão. A integração da IA nas salas de aula não é apenas uma moda passageira, mas uma tentativa de responder aos desafios enfrentados pelos sistemas educacionais contemporâneos. Com o aumento do número de alunos por turma e a diversidade das necessidades educativas, soluções como esta podem representar uma resposta inovadora para a personalização do ensino.
O ensino adaptativo tem a vantagem de se concentrar no ritmo e no estilo de aprendizagem individual de cada estudante. Através da análise de dados, a IA pode identificar quais áreas os alunos dominam e quais precisam de mais atenção, permitindo uma intervenção mais eficaz e direcionada. Esta personalização pode potencialmente aumentar a motivação dos alunos e melhorar as taxas de retenção escolar.
O papel dos educadores
É importante observar o papel que os educadores humanos ainda desempenham neste novo modelo. Embora a IA esteja preparada para lidar com uma variedade de matérias, o contacto humano nas áreas de arte e educação sexual, por exemplo, é fundamental para o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. Assim, a presença dos “treinadores de aprendizagem” é essencial para garantir que os alunos tenham o apoio necessário quando a IA não é capaz de se conectar adequadamente com eles.
Além disso, a formação destes profissionais é um aspecto crucial para o sucesso do programa. Os treinadores de aprendizagem terão de estar bem preparados não apenas para interagir com a tecnologia, mas também para desempenhar um papel de mediadores, facilitando a comunicação entre os alunos e a IA, bem como entre os alunos e os colegas.
Desafios da implementação
A implementação de um programa como o Sabrewing não está isenta de desafios. Um dos principais pontos de preocupação é a questão da privacidade dos dados dos alunos. Com a IA a processar informações pessoais e académicas, é vital que as instituições estabeleçam protocolos rigorosos sobre como esses dados são recolhidos, armazenados e utilizados. A confiança das famílias na segurança dos dados dos seus filhos é imprescindível para o sucesso de qualquer iniciativa educacional que envolve tecnologia avançada.
Outro desafio a considerar é a digitalização desigual do acesso à tecnologia. Existem ainda muitos alunos em várias partes do mundo que não têm acesso adequado a dispositivos eletrónicos ou à internet, o que poderia acentuar desigualdades existentes no sistema educacional. Portanto, a introdução de soluções tecnológicas deve ser acompanhada de medidas que garantam a inclusão e a equidade no acesso à educação.
Seu sucesso poderá trazer lições valiosas para outras instituições de ensino que considerem a adoção de tecnologias semelhantes. A experiência do David Game College pode servir como um modelo, embora o percurso de cada escola e os contextos das suas comunidades educativas variem amplamente.