Em 6 de setembro, um dos lançamentos mais esperados do outono aconteceu – o exclusivo do PlayStation 5 Astro Bot, que também o jogo de plataforma Astro Bot da Sony se tornou o jogo de 2024 mais bem avaliado no Metacritic, mas há uma nuance nisso. O jornalista Jason Schreier falou com Nicolas Doucet, diretor do Astro Bot, e neste artigo, selecionamos as coisas mais importantes da conversa.
Aqui está o que sabemos
Para os autores, era importante criar um jogo para 12-15 horas de diversão, onde não houvesse cinco minutos em que você sentiria que era muito longo ou que algo estava faltando. Isso é muito mais valioso do que 40 horas, quando há momentos que você quer pular.
A equipe Asobi começou com uma série de jogos experimentais, como o jogo de VR Astro Bot Rescue Mission de 2018. Posteriormente, Doucet e sua equipe se ofereceram para desenvolver o Astro’s Playroom, que é gratuito para PlayStation 5. Embora fosse uma demonstração técnica, os jogadores gostaram da maneira como ele usava os recursos do DualSense e encontraram seguidores imediatamente.
Em 2021, a equipe começou a trabalhar no Astro Bot. Durante todo o processo, os desenvolvedores se reuniam a cada duas semanas para revisar seu progresso e jogar o jogo.
No final de cada fase de duas semanas, cada membro da equipe tinha que escolher um aspecto do jogo que gostava e gostaria de melhorar. Esse processo fez com que todos sentissem que podiam contribuir.
Em geral, o Astro Bot foi desenvolvido por uma equipe de 60 pessoas, o que contrasta com projetos de vários anos e centenas de funcionários, mas essa abordagem ainda pode proporcionar um jogo mágico.
Vá mais fundo:
- O gg A equipe editorial apreciou muito Astro Bot e ficou satisfeita com o jogo. É uma aventura divertida, emocionante e leve que faz o possível para fazer você querer jogá-la sem parar. Então, acabamos com um jogo de qualidade excepcionalmente alta que recomendamos a qualquer um que tenha um PlayStation 5. Leia mais em nossa análise do Astro Bot.
Fonte: Bloomberg-Bloomberg
Durante a conversa, Nicolas Doucet destacou a importância de ouvir as opiniões de todos os membros da equipe, independentemente da sua posição. Essa abordagem colaborativa foi fundamental para moldar o jogo, permitindo que as ideias surgissem de diferentes perspectivas. O clima de abertura e criatividade foi essencial para o sucesso do projeto, resultando numa experiência que ressoa com os jogadores.
Os elementos de jogabilidade foram cuidadosamente desenvolvidos, com foco na interatividade e na exploração. O jogo oferece uma variedade de mecânicas que incentivam os jogadores a experimentarem diferentes estilos de jogo. Além disso, a utilização das capacidades do controle DualSense, que proporciona feedback tátil e sensações imersivas, foi um ponto central na concepção do jogo, elevando a experiência de jogo a um novo nível.
A narrativa de Astro Bot também foi abordada. Embora menos focada em uma história linear, a forma como o ambiente e os personagens são desenvolvidos contribuíam para criar um mundo envolvente que capturava a atenção dos jogadores. Doucet afirmou que a equipa queria que os jogadores se sentissem emocionalmente conectados com os personagens, mesmo que a história fosse simples.
Outra questão interessante discutida por Doucet foi a análise da recepção do público ao Astro’s Playroom. O jogo, lançado como um bônus para os proprietários do PlayStation 5, ajudou a definir a identidade da marca Astro Bot e serviu como um pano de fundo para a construção do novo título. A equipe observou como os jogadores interagiam, quais elementos geravam mais diversão e como poderiam expandir essas ideias no novo jogo.
O diretor também refletiu sobre os desafios que a equipe enfrentou ao longo do desenvolvimento. Desde a pandemia até questões técnicas, a flexibilidade e a adaptabilidade foram cruciais. Em diversas fases do projeto, a equipe precisou ajustar suas metodologias de trabalho, mantendo sempre o foco na qualidade e na experiência do jogador. Doucet enfatizou que aprender com esses desafios foi parte do crescimento da equipe.
Além disso, a equipe de desenvolvimento procurou criar uma sensação de descoberta e satisfação ao longo do jogo. Cada nova habilidade que o jogador adquire deve ser uma recompensa não só funcional, mas também emocional, encorajando uma exploração mais profunda do ambiente. Isso foi conseguido através do design cuidadoso de níveis, que permite aos jogadores sentir que estão sempre progredindo, descobrindo novas mecânicas e surpresas ao longo do caminho.
As influências de outros jogos e estilos também mereceram atenção. Doucet mencionou que a equipe teve como inspiração jogos clássicos de plataforma, mas também explorou tendências modernas que pudessem ser adaptadas ao estilo único do Astro Bot. Esta fusão de ideias contribuiu para a criação de um título que se sente tanto nostálgico quanto inovador.