Ao longo de seus 30 anos de história, o PlayStation nos deu um grande número de franquias de jogos. Algumas delas surgiram relativamente recentemente, como Horizon, e já conquistaram um grande público, e há muitos outros jogos por vir. God of War, por exemplo, existe desde 2005, e a série até passou por um relançamento, e fez bem. The Last of Us comemorou seu primeiro aniversário no ano passado e ainda tem grandes planos pela frente (vamos apenas mencionar que o jogo já tem uma série de TV). No entanto, recentemente, nem sempre foi uma história bonita. No final de agosto de 2024, o jogo de tiro online Concord foi lançado e, em 6 de setembro, seus servidores foram fechados devido à falta de interesse dos jogadores. O jogo levou pelo menos 4 anos e US$ 100 milhões para ser desenvolvido, e durou apenas algumas semanas. Mas ao mesmo tempo, há franquias que a Sony abandonou (ou esqueceu) por vários motivos e não ouvimos falar delas há anos, embora os mesmos 100 milhões pudessem ter sido gastos para reviver o que os jogadores tanto amavam em seu tempo. gg A equipe editorial decidiu relembrar 7 franquias esquecidas do PlayStation que os jogadores adorariam retornar.
Zona de Morte
Killzone é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa de ficção científica criada pela Guerrilla Games. O mundo do jogo de Killzone se passa em um futuro distante, onde duas potências interplanetárias, o Império Helgast e a Aliança Vekta, estão envolvidas em uma guerra eterna. A série é conhecida por seu cenário sombrio e atmosférico, combinando tecnologia futurística e conflito militar. Cada parte da franquia oferece aos jogadores combate em larga escala, cinematografia e uma boa história.
No total, há 6 jogos na série. Todos eles receberam boas avaliações, mas Shadow Fall, a última parte da série, recebeu críticas mistas, embora o modo multijogador tenha sido muito elogiado. Agora a Guerrilla está ocupada com a série Horizon, mas um dia a Sony pode reviver Killzone e teremos um jogo de tiro espacial que oferecerá tanto enredo quanto batalhas online novamente.
Zona de Morte | 2004 | PlayStation 2 |
Killzone: Libertação | 2006 | PlayStation portátil |
Zona de Morte 2 | 2009 | PlayStation 3 |
Zona de Morte 3 | 2011 | PlayStation 3 |
Killzone: Mercenário | 2013 | PlayStation Vita |
Killzone: Queda das Sombras | 2013 | PlayStation 4/5 |
infame
inFamous é uma série de jogos de ação de mundo aberto desenvolvida pela Sucker Punch Productions. Cada jogo é centrado em um protagonista com poderes sobrenaturais que ele usa para combater o crime ou atingir seus próprios objetivos. O primeiro jogo e o segundo jogos inFamous contam a história de Cole McGrath, um mensageiro que acidentalmente ganha poderes elétricos após uma explosão. O terceiro jogo da série, Second Son, nos leva a Delsin Rowe, que ganha poderes de fogo, neon e jogos. A série é conhecida pela possibilidade de escolher entre o caminho de um herói ou um vilão, o que afeta o desenvolvimento da trama e os relacionamentos com outros personagens.
O legal de inFamous está na combinação de jogabilidade dinâmica com dilemas morais que afetam os jogadores e os fazem pensar nas consequências de suas ações. Superpoderes como eletricidade e controle de fogo permitem que você crie um verdadeiro épico. O último jogo da série recebeu boas críticas de jogadores e críticos, mas a Sony parece ter se esquecido completamente dessa franquia, e a Sucker Punch agora está ocupada com Ghost of Tsushima, e Second Son me fez querer comprar um PS4 em um momento, então a esperança de um renascimento da série será a última a morrer.
infame | 2009 | PlayStation 3 |
infame 2 | 2011 | PlayStation 3 |
inFamous: Festival de Sangue (DLC) | 2011 | PlayStation 3 |
Segundo Filho Infame | 2014 | PlayStation 4/5 |
inFamous Primeira Luz (DLC) | 2014 | PlayStation 4/5 |
Jak e Dexter.
Jak and Daxter é uma série de jogos de plataforma desenvolvida pela Naughty Dog. Os personagens principais são um jovem garoto Jack e seu melhor amigo Dexter, que é uma criatura engraçada. Juntos, eles exploram mundos diferentes, resolvem quebra-cabeças e lutam contra inimigos em um esforço para descobrir os segredos do mundo e derrotar o mal.
A série Jak and Daxter conseguiu combinar humor, aventura e uma história fascinante. A dinâmica entre Jack e Dexter criou momentos inesquecíveis, e a diversidade do mundo cheio de segredos e perigos manteve os jogadores interessados até o fim. O último jogo foi lançado em 2009 e completou a história principal dos personagens, mas os fãs gostariam de mergulhar em pelo menos mais 1 aventura.
Jak e Daxter: O Legado Precursor | 2001 | PlayStation 2/3/4/5 |
Jak II | 2003 | PlayStation 2/3/4/5 |
Jak 3 | 2004 | PlayStation 2/3/4/5 |
Jak X: Corrida de Combate | 2005 | PlayStation 2/4/5 |
Daxter | 2006 | PlayStation portátil |
Jak e Daxter: A Fronteira Perdida | 2009 | PlayStation Portátil, PlayStation 2 |
A Ordem
The Order: 1886 é um jogo de tiro de aventura em terceira pessoa desenvolvido pela Ready at Dawn. O jogo se passa em uma versão alternativa da Londres vitoriana, onde a tecnologia atingiu um nível sem precedentes e a misteriosa Ordem dos Cavaleiros protege a humanidade de ameaças sobrenaturais, como lucantropos – híbridos de humanos e animais. Os jogadores assumem o papel de Sir Gallahad, um dos Cavaleiros da Ordem, e mergulham em uma atmosfera de conspirações, traição e confronto com inimigos antigos.
Acima de tudo, The Order: 1886 é mais impressionante por seu estilo visual. Mesmo agora, o jogo parece muito bonito e, em 2015, foi um dos jogos mais bonitos já lançados. A natureza cinematográfica, a imersão na Londres do final do século XIX e um arsenal interessante, como rifles elétricos e termite, pareciam criar um jogo legal, mas no lançamento foi criticado por seu curto tempo de execução (4 horas) e a franquia foi esquecida. Durante a jogada, fica claro que os autores foram apressados no desenvolvimento, então simplesmente não vimos muitas coisas, embora, novamente, o potencial fosse incrível. Posteriormente, a Meta comprou o estúdio e os direitos de propriedade intelectual e, em 2024, fechou a Ready at Dawn completamente, então uma sequência de The Order só pode ser um sonho.
A Ordem: 1886 | 2015 | PlayStation 4/5 |
Cooper manhoso
Sly Cooper é uma série de jogos de plataforma desenvolvida pela Sucker Punch Productions e Sanzaru Games. O protagonista da série é o guaxinim antropomórfico Sly, que é um ladrão hereditário e líder de uma gangue especializada em roubar artefatos valiosos. Junto com seus amigos, como a tartaruga tecnicamente talentosa Bentley e o forte hipopótamo Murray, Sly embarca em várias aventuras para recuperar uma herança de família, lutar contra outros criminosos e descobrir os segredos de suas origens. Os jogos da série são caracterizados por um equilíbrio entre elementos furtivos, de plataforma e de combate em
Sly Cooper era popular entre os jogadores devido ao seu estilo, que combina elementos de filme noir e histórias em quadrinhos, bem como jogabilidade, que combina furtividade, combate e quebra-cabeças. A série também é conhecida por seu humor, personagens carismáticos e enredo interessante. Jogadores e críticos gostaram da série, mas Sucker Punch só pode funcionar em um jogo (a sequência de Tsushima), porque mesmo o último jogo foi confiado a Sanzaru, então não devemos esperar novas aventuras do guaxinim e seus amigos, embora queiramos. Na verdade, a franquia até deveria ganhar um desenho animado, mas foi cancelado.
Sly Cooper e o Ladrão Raccoonus | 2002 | PlayStation 2/3/4/5, PlayStation Vita |
Sly 2: Band of Thieves | 2004 | PlayStation 2/3, PlayStation Vita |
Sly 3: Honra Entre Ladrões | 2005 | PlayStation 2/3, PlayStation Vita |
Sly Cooper: Ladrões no Tempo | 2013 | PlayStation 3, PlayStation Vita |
Dias Passados
Days Gone é um jogo de ação de mundo aberto desenvolvido pela Bend Studio. O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico onde a humanidade foi quase exterminada por um vírus que transformou a maioria das pessoas em mutantes agressivos conhecidos como aberrações. O protagonista, Deacon St John, um motociclista e ex-caçador de recompensas, tenta sobreviver neste mundo perigoso enquanto procura por vestígios de sua esposa desaparecida. O jogo combina elementos de sobrevivência, combate, furtividade e exploração de um mundo grande e perigoso cheio de inimigos, recursos e missões.
A principal característica de Days Gone são as hordas de aberrações que você tem que destruir com granadas, martelos, explosivos, metralhadoras e usar sua inteligência, porque há centenas delas e você é o único. O jogo também tinha uma boa história (às vezes até muito interessante) e uma atmosfera lindamente transmitida do Oregon com sua natureza pitoresca. E não devemos esquecer da moto de Deacon, que era muito legal de andar pelo mundo morto. No entanto, o o jogo não foi bem recebido pela crítica no lançamento e a Sony enterrou a franquia. Embora uma petição em mudança.org exigente Days Gone 2 reuniu mais de 200 mil assinaturas, o que mostra o grande amor dos jogadores por este universo, é improvável que mude a opinião da gigante japonesa, embora a Bend Studio ficaria feliz em assumir a sequência.
Dias Passados | 2019 | PlayStation 4/5, PC |
Transmitido pelo sangue
Bloodborne é um jogo cult souls-like da FromSoftware. O jogo se passa na cidade gótica fictícia de Yarnam, que é afetada por uma praga misteriosa. Os jogadores assumem o papel do Caçador, buscando uma cura para sua doença enquanto enfrentam as criaturas aterrorizantes e a loucura que permeia esta cidade caída. Bloodborne desafia os jogadores a serem atentos, reagir rapidamente e entender a mecânica do jogo, pois até mesmo um passo em falso pode levar à morte.
Batalhas desafiadoras com inimigos implacáveis, um mundo de fantasia sombrio cheio de segredos e um mundo fascinante para explorar fizeram de Bloodborne um dos jogos mais emocionantes do gênero. Os jogadores adoraram o jogo e muitos o consideram um dos melhores exclusivos do PlayStation, mas a Sony não fez uma versão atualizada para PS5 ou lançou o jogo para PC, embora seja o que os fãs mais pedem. E os entusiastas estão tentando ativamente rodar o jogo no PC através do emulador do PS4o que mostra o quão grande é a base de fãs de Bloodborne. Talvez ouviremos notícias sobre um dos melhores projetos da FromSoftware quando o PlayStation 6 for lançado?
Transmitido pelo sangue | 2015 | PlayStation 4/5 |
Vá mais fundo:
Nos últimos anos, a Sony tem procurado diversificar seu portfólio de jogos, mas muitas das franquias clássicas que ajudaram a moldar a identidade do PlayStation ficaram esquecidas. A nostalgia por esses jogos é evidente entre a base de fãs, que frequentemente expressa o desejo de ver esses universos revividos. O que também é interessante é como essas franquias não só cativaram jogadores na sua época, mas também estabeleceram um padrão de qualidade e inovação que muitas vezes é lembrado como o “gold standard” dos jogos contemporâneos.
O Impacto da Nostalgia nos Jogos
A nostalgia desempenha um papel poderoso na indústria dos videojogos. Quando os jogadores recordam de uma experiência de jogo que os marcou, essa saudade pode impulsionar as vendas e o interesse por relançamentos e remakes. Jogos como Final Fantasy VII Remake e Resident Evil 2 estão entre os recentes exemplos de como a nostalgia pode ser benéfica para revitalizar franquias que estavam adormecidas. Um eventual retorno a essas franquias esquecidas poderia não apenas trazer alegria aos fãs, mas também render significativas receitas para a Sony.
Cenário Atual da Indústria de Jogos
A indústria dos videojogos está num estado de constante evolução, com desenvolvedores a explorarem novos géneros e mecânicas de jogo. No entanto, a competição é feroz, e a necessidade de atrair novos jogadores, enquanto se retém os veteranos, leva as empresas a explorar suas bibliotecas existentes. Ao mesmo tempo, vemos uma crescente demanda por jogos com narrativas profundas e mundos imersivos, algo que muitas dessas franquias esquecidas têm para oferecer, o que poderia proporcionar um caminho viável para sua reintrodução no mercado.
O Papel da Comunidade e das Petições
Comunidades de jogadores têm demonstrado seu poder através de petições e movimentações nas redes sociais. O caso de Days Gone é um excelente exemplo de como a paixão dos fãs pode gerar um movimento significativo. Diversas petições online, que acumulam dezenas de milhares de assinaturas, são uma prova do desejo de revitalização de certas franquias. Isso pode funcionar como um indicador para a Sony sobre quais jogos têm um apelo duradouro, mesmo anos após seu lançamento original.
Casos de Sucesso
Além de Final Fantasy VII e Resident Evil, outros exemplos de franquias que foram rehabilitadas são Crash Bandicoot e Spyro, que tiveram séries remasterizadas que foram muito bem recebidas. A resposta positiva do público a esses jogos mostra que há um apetite real por revisitá-los e explorar esses mundos, especialmente com melhorias gráficas e mecânicas de jogabilidade ajustadas para os padrões modernos. Isso estabelece um precedente encorajador para uma possível ressurgência de outras séries esquecidas.
À medida que o PlayStation continua a trazer novos títulos e experiências, é interessante observar como a liberdade criativa e as lições do passado podem se mesclar para dar vida nova a histórias e personagens que muitos jogadores têm em alta estima. A expectativa em voltar a explorar os mundos que tanto amamos é algo que continua a integrar as conversas sobre o futuro dos jogos. Mantendo as memórias vivas e os laços com as experiências passadas, a Sony tem a oportunidade de criar algo verdadeiramente especial.