A Tesla criou uma nova função de nivelamento automático para carregamento sem fio de veículos elétricos. De acordo com a patente mais recente da empresa, as futuras estações de carregamento Home Wireless Charging Pad permitirão que os carros encontrem e fiquem precisamente sobre o carregador.
Aqui está o que sabemos
Carregar um carro elétrico sem fio pode ser difícil, pois você precisa alinhar o carro precisamente sobre a base de carregamento para evitar perda de energia e calor. O novo sistema da Tesla resolve esse problema ajudando automaticamente o carro a se posicionar corretamente, o que reduz a perda de energia e simplifica o processo de carregamento.
A plataforma de carregamento se adaptará a diferentes posições da célula de carregamento no carro, permitindo uma experiência de carregamento otimizada, não importa como o carro esteja estacionado. As câmeras de ré do carro poderão localizar a plataforma de carregamento sem fio e, então, estacionar o carro automaticamente no melhor lugar para iniciar a sessão de carregamento.
A tecnologia da Tesla usa carga indutiva ressonante, que permite que a energia seja transferida sem fio em curtas distâncias usando campos magnéticos. Isso já é usado em eletrônicos como smartphones, e agora a Tesla planeja adaptá-lo para veículos elétricos.
A patente também sugere que o carregador será capaz de se ajustar automaticamente a diferentes posições de célula para melhorar a eficiência do carregamento. Ainda não se sabe se esse recurso funcionará em conjunto com o piloto automático ou a direção autônoma, mas é provável que apareça em novos modelos da Tesla, como o possível Robotaxi.
A Tesla não forneceu mais detalhes, então teremos que esperar por um anúncio oficial para mais informações.
Fonte: não é um aplicativo tesla
A inovação da Tesla no carregamento sem fio representa um passo significativo em direção à automação e à facilidade de uso para os proprietários de veículos elétricos. A capacidade de um carro se ajustar automaticamente à plataforma de carregamento não apenas aumenta a conveniência, mas também pode desempenhar um papel crucial na promoção da adoção de veículos elétricos, removendo uma das barreiras percebidas ao seu uso: a complexidade do carregamento.
Além disso, a tecnologia de carga indutiva ressonante pode abrir as portas para outras aplicações. É possível que, no futuro, vejas estacões de carregamento instaladas em vários lugares, como estacionamentos públicos, onde os carros podem se aproximar e carregar sem a necessidade de cabos. Essa abordagem poderia alterar fundamentalmente a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, integrando-a de maneira mais fluida à experiência de estacionamento dos usuários.
Enquanto a Tesla desenvolve essa tecnologia, outras empresas já estão a investigar soluções semelhantes. A competição neste setor poderá acelerar o desenvolvimento e a implementação de sistemas de carregamento sem fio, tornando-os mais acessíveis e amplamente disponíveis. A colaboração entre diferentes fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia pode ser vital para definir normas e padrões que garantam a compatibilidade das plataformas de carregamento entre diferentes marcas de veículos.
A questão da segurança também é uma preocupação importante a ser considerada. É imperativo que os sistemas de carregamento sem fio sejam projetados para evitar sobreaquecimento e garantir a proteção dos veículos e das suas baterias. Além disso, a necessidade de evitar interferências com outros dispositivos eletrônicos, especialmente em ambientes urbanos, será um desafio que os engenheiros terão de enfrentar ao desenvolver esta tecnologia.
Por último, o impacto ambiental do carregamento sem fio também deve ser abordado. Embora essa tecnologia possa promover uma maior utilização de veículos elétricos, também é essencial considerar a eficiência energética ao longo de todo o processo de carregamento. A possibilidade de que a energia se perca durante a transferência sem fio deve ser minimizada para garantir que os benefícios ambientais dos veículos elétricos não sejam anulados por ineficiências no carregamento.