A Imec, uma empresa sediada na Bélgica e apoiada pela UE, revelou um protótipo de bateria de estado sólido com uma densidade de energia de 1.070 Wh/L, 25% maior do que as melhores baterias de íons de lítio.
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Esse avanço é alcançado usando “solidificação líquido-para-sólido”, onde o eletrólito sólido consiste em um líquido iônico polimerizado dopado. A bateria tem um cátodo composto e um ânodo fino de lítio-metal, tornando-a compacta e eficiente. O processo de produção ocorre em temperatura ambiente e se adapta às linhas atuais de baterias de íons de lítio, reduzindo o custo para € 150 por kWh.
O protótipo carrega em 3 horas e pode suportar até 100 ciclos de carga, embora esses números exijam melhorias para aplicações industriais. Apesar da necessidade de maior escala, as baterias de estado sólido prometem densidade de energia melhorada, tempos de carga mais curtos e segurança melhorada a um preço mais baixo.
Fonte: Engadget
Essas características tornam as baterias de estado sólido uma alternativa viável e potencialmente revolucionária para o armazenamento de energia em diversas aplicações, desde veículos elétricos até dispositivos eletrónicos pessoais. A densidade de energia superior não só permite uma maior autonomia, mas também pode contribuir para a redução do peso total dos dispositivos, o que é crucial em setores como a aeronáutica e a mobilidade urbana.
A pesquisa em baterias de estado sólido não é uma novidade, mas os desafios tecnológicos ao longo dos anos têm dificultado a sua comercialização em larga escala. No entanto, com o apoio contínuo da União Europeia e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a Imec posiciona-se como pioneira nesse campo, desafiando outras empresas a seguir o exemplo.
A segurança é outra área em que as baterias de estado sólido têm uma vantagem significativa. As baterias de íons de lítio, embora amplamente utilizadas, enfrentam problemas como a vulnerabilidade a incêndios e explosões, principalmente quando danificadas. O eletrólito sólido pode reduzir consideravelmente esses riscos, tornando estas novas baterias uma escolha mais atraente tanto para consumidores quanto para fabricantes.
Além disso, a possibilidade de produção em linha com as atuais instalações de fabricação de baterias de íons de lítio pode acelerar a adopção das baterias de estado sólido. Este ajuste no processo de fabricação implica que muitas empresas poderiam atualizar as suas linhas de produção sem a necessidade de investimentos massivos em novas infraestruturas.
Estudos adicionais estão a ser realizados para explorar a durabilidade e o desempenho a longo prazo dessas baterias, uma vez que a capacidade de manter a capacidade de carga após repetidos ciclos é crítica para a sua aceitação no mercado. A divulgação de dados sobre o desempenho em condições reais de utilização será crucial para atenuar as inquietações dos consumidores e investidores.
À medida que os esforços de desenvolvimento avançam, a ênfase também deve estar na sustentabilidade dos materiais utilizados na produção das baterias de estado sólido. A extração de lítio e outros metais raros para baterias tradicionais tem suscitado preocupação ambiental, e há uma pressão crescente para que soluções mais sustentáveis sejam implementadas. As empresas estão a investigar fontes alternativas e métodos de reciclagem para minimizar o impacto ambiental.
A competição no mercado de baterias vai, sem dúvida, aumentar à medida que mais protótipos e inovações tecnológicos sejam apresentados. Com empresas de tecnologia e automóveis elétricos a investirem pesadamente em pesquisa de baterias de estado sólido, é razoável esperar que os próximos anos tragam novas revelações e produtos que capitalizam essas melhorias significativas na tecnologia.