Após o lançamento do PlayStation 5 Pro, rumores e especulações sobre um console PlayStation 6 de última geração se intensificaram online.
No início desta semana, jornalistas da Reuters relataram que a Sony havia assinado um contrato multibilionário com a AMD para produzir chips para o PlayStation 6, e agora surgiu a informação de que outro dispositivo de jogo pode estar em desenvolvimento.
Aqui está o que sabemos
No fórum NEOgaf, um denunciante respeitável sob o apelido Kepler2 afirmou que a Sony está atualmente trabalhando em dois SoCs para o PlayStation ao mesmo tempo.
Ele ainda não tem certeza do que se trata essa informação, mas sugere que podem ser dois dispositivos domésticos com especificações diferentes, como o Xbox Series X e S. Ou talvez o fabricante japonês esteja se preparando para lançar não apenas o PlayStation 6, mas também um novo console portátil, porque hoje em dia a demanda por tais dispositivos é grande, e o gadget PlayStation Portal está vendendo muito melhor do que as expectativas dos analistas. Além disso, há muito tempo há rumores de que a Sony planeja retornar ao conceito do PS Vita e lançar um console portátil completo, em vez de um dispositivo focado em jogabilidade em nuvem, como o Portal.
A equipe editorial da Insider Gaming tentou confirmar as informações da Kepler2 por meio de suas próprias fontes, mas não conseguiu. A Insider não foi vista anteriormente espalhando informações falsas.
Vá mais fundo:
Fonte: Jogos de Insider
Num cenário onde a competição entre consolas se intensifica, a possibilidade de a Sony estar a desenvolver dois dispositivos distintos simultaneamente poderá alterar significativamente o panorama do mercado de jogos. Os detalhes que emergem sugerem que a empresa japonesa está a preparar um modelo de alta performance, representado pelo PlayStation 6, e outro provavelmente mais acessível ou focado em portabilidade, que desafia a lógica de um dispositivo de jogos tradicional.
O aumento do interesse em consoles portáteis, especialmente após o sucesso do Nintendo Switch e a recepção positiva do PlayStation Portal, pode ter incentivado a Sony a explorar estas novas direções. As mudanças nos hábitos de jogo, com um número crescente de jogadores que buscam experiências de jogo flexíveis e móveis, são um fator crucial que a Sony não pode ignorar. Com a popularidade de jogos em nuvem e a mobilidade que os dispositivos portáteis oferecem, a empresa pode estar a tentar capturar uma fatia ainda maior do mercado.
Além disso, a parceria da Sony com a AMD para desenvolver SoCs (System on a Chip) para a próxima geração de consoles é um indicador forte do compromisso da empresa em não apenas aproveitar tecnologia de ponta, mas também de garantir a competitividade no setor. O investimento substancial nesta tecnologia pode sinalizar a ambição da Sony em manter vantagens de desempenho e capacidades técnicas frente aos concorrentes, como a Microsoft e a Nintendo.
Os rumores sobre a Sony renascer com um console portátil após o PS Vita também podem indicar que a empresa está a valorizar o legado deste dispositivo, reconhecendo o que funcionou e o que pode ser melhorado. A inclusão de recursos modernos, como conectividade 5G ou integrações cloud, poderia fazer deste novo console portátil uma opção atraente não só para os fãs de longa data, mas também para novos jogadores à procura de flexibilidade e inovação.
Para os entusiastas dos jogos, esta aceitação de múltiplos dispositivos poderá comportar uma diversidade de experiências, oferecendo opções que se alinham melhor com diferentes estilos de jogo e preferências pessoais. Desde a performance robusta de um console de mesa até a conveniência de um dispositivo portátil, as opções disponíveis poderão satisfazer uma vasta gama de consumidores.
Por fim, enquanto a sessão de especulação continua, entusiasma a ideia de uma nova era para os consoles PlayStation, onde a inovação e a acessibilidade se cruzam. As próximas revelações da Sony são certamente aguardadas com expectativa, marcando o que pode ser um ponto de viragem não apenas para a marca, mas para toda a indústria de jogos.