Finalmente, representantes da Electronic Arts revelaram as primeiras informações oficiais sobre a nova parte da famosa série de tiro Battlefield.
O chefe do estúdio Respawn Entertainment e chefe da franquia, Vince Zampella, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal IGN, na qual compartilhou detalhes do novo jogo e mostrou suas primeiras artes conceituais.
Aqui está o que sabemos
Tudo o que podemos dizer sobre a arte é que ela confirmou o retorno de Battlefield ao tema da guerra moderna.
Quanto aos detalhes do jogo, da entrevista de Zampella podemos destacar as seguintes teses:
- A produção completa do novo Battlefield começou no início de 2024. Cinco estúdios estão trabalhando nele: Respawn, DICE, Motive, Ripple Effect e Criterion;
- os testes internos da nova peça são realizados uma vez por semana e, em 2025, eles planejam envolver os jogadores nesse processo por meio de uma espécie de “programa comunitário”;
- Battlefield 3 e Battlefield 4 estão sendo usados como principais referências para o desenvolvimento, pois são o que Zampella considera os melhores da série.
O chefe de desenvolvimento admitiu que muitos elementos da última parte – Battlefield 2042 – acabaram sendo francamente malsucedidos e não serão usados no novo jogo. Por exemplo, a equipe abandonará os mapas enormes para 128 jogadores, porque eles eram vazios, chatos e desinteressantes. O número máximo de jogadores no ainda sem nome Battlefield será limitado a sessenta e quatro, mas serão mapas lindos, bem pensados e inteligentemente projetados, nos quais é interessante lutar.
“Under the knife” irá e o sistema de operativos, em vez deles no novo jogo retornará tradicional para classes de Battlefield. Zampella tem certeza de que eles se encaixam melhor do que personagens nominalmente únicos, mas sem rosto, de Battlefield 2042.
Vince Zampella nem sequer deu uma data de lançamento provisória para Battlefield.
Fonte: IGN
Além disso, Zampella mencionou que a narrativa do novo Battlefield será significativamente mais coesa e focada, em comparação com as tentativas anteriores de contar histórias dentro do universo do jogo. A intenção é proporcionar uma experiência mais imersiva, onde os jogadores possam sentir que fazem parte de um conflito maior e mais convincente, semelhante às narrativas encontradas nos clássicos da série.
Outro ponto importante abordado na entrevista está relacionado a melhorias gráficas e tecnológicas. A nova edição do Battlefield irá aproveitar as capacidades avançadas dos consoles da atual geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X. Isso permitirá que os desenvolvedores criem mundos mais ricos em detalhes e com maior realismo, presentes tanto nos ambientes como nas interações entre os jogadores.
Zampella também destacou a importância da comunidade na evolução do jogo. Ele acredita que ouvir o feedback dos jogadores é fundamental para moldar a experiência final. Este envolvimento da comunidade já está a ser testado com os testes internos, onde os jogadores poderão influenciar mecânicas de jogo, balanceamento e outros aspectos antes do lançamento oficial.
Quanto à jogabilidade, os desenvolvedores prometem trazer de volta alguns elementos consagrados da série, como a destruição dinâmica do ambiente, que sempre foi um dos grandes atrativos dos jogos de Battlefield. Zampella mencionou que a destruição não será apenas estética, mas influenciará diretamente a estratégia de combate e a forma como os jogadores interagem com o cenário.
A partir de agora, a franquia também irá explorar novos modos de jogo que se distanciam do tradicionais, com o objetivo de manter as partidas interessantes e variadas. Zampella insinuou que haverá inovações que podem surpreender os jogadores mais antigos e que permitirão uma maior personalização das experiências de jogo, algo que tem sido uma grande demanda da comunidade.
Há também uma nova atenção à experiência do jogador em termos de acessibilidade. O estúdio está empenhado em garantir que todos possam desfrutar do jogo, implementando opções que vão desde ajustes de interfaces até configurações que ajudam na jogabilidade para aqueles que possam ter dificuldades motoras ou visuais. Esta é uma área em que Zampella acredita que a indústria de jogos deve progredir constantemente.
As primeiras imagens conceituais compartilhadas mostraram uma abordagem artística que combina realismo com elementos estilizados, sugerindo uma atmosfera mais sombria e intensa. Isso indica que a nova narrativa pode envolver cenários de guerra contemporânea mais pesados, explorando as consequências emocionais e sociais do conflito.
Embora os detalhes sejam ainda escassos, os fãs da série estão claramente entusiasmados pelo que está por vir. A expectativa é alta, especialmente tendo em mente o potencial que esta nova direção pode trazer para revitalizar a série e trazer de volta antigos jogadores enquanto captura novos. Os anúncios futuros certamente serão aguardados com ansiedade, enquanto o estúdio continua a trabalhar arduamente para apresentar o que promete ser uma das experiências mais marcantes da franquia Battlefield.