A Toadman Interactive, o estúdio que criou Immortal Unchained e ajudou a desenvolver projetos de alto nível como Helldivers 2, Dead Island 2, Killing Floor Calamity e Warhammer: End times-Vermintide, foi forçada a fazer grandes demissões.
Aqui está o que sabemos
A empresa está demitindo alguns de seus funcionários e fechando seus escritórios em Estocolmo, Visby e Oslo.
Como muitas outras empresas de jogos, passamos por um período difícil nos últimos 12 meses, e infelizmente isso significa que estamos fechando nossos escritórios em Estocolmo, Visby e Oslo, bem como reduzindo algumas posições em nosso estúdio em Berlim. Se você está procurando funcionários na indústria de jogos, entre em contato conosco e teremos prazer em apresentá-lo à nossa talentosa equipe.
A Toadman é de propriedade da Enad Global 7 e, de acordo com o relatório da EG7 para o trimestre encerrado em junho de 2024, a empresa está atualmente implementando um “plano de redução de custos” que resultará em uma série de “ajustes” importantes na Toadman.
Em junho, a Toadman empregou 111 pessoas. Não se sabe quantas pessoas foram demitidas.
Fonte: desenvolvedor de jogos
A situação atual da Toadman Interactive reflete uma tendência crescente na indústria dos videojogos, onde muitos estúdios enfrentam desafios financeiros e a necessidade de ajuste nas suas operações. Este movimento de downsizing é frequentemente motivado por uma combinação de fatores, incluindo mudanças no mercado, aumento da concorrência e a evolução das preferências dos jogadores. A dificuldade em manter um fluxo constante de receitas e a pressão para entregar jogos de qualidade em prazos apertados também desempenham um papel significativo na estruturação das equipas dos estúdios.
Os escritórios que serão encerrados, localizados em Estocolmo, Visby e Oslo, eram centros críticos para o desenvolvimento de títulos emblemáticos que marcaram a trajetória da Toadman. Estocolmo, em particular, é conhecido por ser um hotspot de desenvolvimento de jogos, alberando diversos estúdios de renome. O encerramento destas operações pode não apenas afetar a força de trabalho, mas também o ecossistema de desenvolvimento local, que se beneficia da troca de ideias e da colaboração entre os estúdios.
Para muitos, as demissões poderão ser um choque, dado que a empresa estava numa trajetória de desenvolvimento de jogos de grande perfil. Projetos como Helldivers 2, que já criaram uma base de fãs sólida, mostraram a capacidade da Toadman de criar experiências envolventes. Contudo, o mercado é volátil e, em tempos de incerteza económica, as prioridades dos estúdios mudam rapidamente, levando a cortes que, embora difíceis, podem ser considerados necessários para a sobrevivência a longo prazo.
A proposta de integrar a equipa talentosa que permanece na Toadman com outras empresas da indústria pode ser uma forma de mitigar o impacto das demissões. Essa estratégia não só ajuda os ex-funcionários a encontrarem uma nova posição, mas também pode fortalecer o setor ao permitir que novas colaborações e projetos surjam a partir da experiência coletiva. A interconexão entre estúdios e a liberdade de movimento dos profissionais no setor são essenciais para fomentar a criatividade e a inovação.
O foco na redução de custos, mencionado pelo relatório da Enad Global 7, sugere uma intenção de reavivar a empresa e realinhar seus objetivos de negócio. Isso geralmente implica uma avaliação minuciosa dos projetos em andamento e a priorização de títulos que apresentam maior potencial de sucesso financeiro. Nesse sentido, a escolha sob quais projetos continuar a investir pode definir o futuro do estúdio, assim como a sua capacidade de competir em um mercado que está em constante evolução.
À medida que a Toadman navega por estas águas turbulentas, será interessante acompanhar as reações da comunidade de jogadores e a forma como outros estúdios responderão a esta situação. Além disso, as lições aprendidas por empresas como a Toadman podem servir como um alerta para outros estúdios sobre a necessidade de adaptabilidade e resiliência em tempos incertos.