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Bungie Studios está demitindo mais 220 funcionários

A Bungie Studios está demitindo mais 220 funcionários e embarcando em uma grande reorganização do fluxo de trabalho

No final de 2023, uma onda de demissões ocorreu no estúdio americano Bungie, que deixou cerca de 100 pessoas, o que representava 8% do quadro de funcionários, sem emprego.

Este evento causou uma forte reação na comunidade gamer, mas descobriu-se que isso não resolveu os problemas da empresa.

Aqui está o que sabemos

CEO da Bungie, Pete Parsons anunciou a notícia desagradável: outros 220 funcionários da empresa perderão seus empregos, o que representa 17% do quadro de funcionários! As demissões afetarão todos os departamentos da empresa, incluindo os principais especialistas e gerentes.

Pete Parsons explicou essa decisão aumentando os custos de desenvolvimento, mudanças na indústria e condições econômicas. Segundo ele, a Bungie precisa mudar sua abordagem de trabalho e focar em apenas dois projetos: desenvolvimento da franquia Destiny e conclusão da produção do jogo de tiro de ficção científica Marathon.

Além disso, a Bungie iniciará uma forte integração com o sistema PlayStation, para a qual 155 gerentes serão trazidos para o ambiente de trabalho da Sony Interactive Entertainment nos próximos meses para ajudar a estabelecer uma cooperação mais estreita.

A Bungie e a equipe de gerenciamento do PlayStation Studios estão começando a criar um “projeto de incubação interno” que deve se transformar em um estúdio completo dentro do PlayStation Studios para desenvolver algum tipo de jogo de ação e ficção científica.

A Bungie terá momentos difíceis e grandes mudanças pela frente, mas Pete Parsons está confiante de que o estúdio sobreviverá ao desafio e sairá vencedor.

Fonte: Bungie

As demissões na Bungie fazem parte de uma reestruturação mais ampla dentro da empresa, que reflete um panorama em rápida mudança na indústria dos videojogos. A crescente pressão para reduzir custos e aumentar a eficiência está a levar muitos estúdios a reconsiderar as suas estratégias de desenvolvimento e gestão de talentos.

Historicamente, a Bungie tem sido conhecida pelo seu foco em jogos de alta qualidade, particularmente na série Destiny, que conquistou uma base de fãs fiel. No entanto, as exigências do mercado e a necessidade de inovação constante levaram a uma reflexão sobre a forma como a empresa opera. A decisão de focar apenas em dois projetos principais pode ser vista como uma tentativa de refinar o seu portfólio e garantir que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz possível.

A integração com a PlayStation também representa uma mudança significativa. A colaboração mais próxima com a Sony poderá permitir à Bungie aceder a mais recursos e apoio no desenvolvimento dos seus jogos, o que poderá ser crucial para o sucesso futuro. Este movimento deve trazer novas oportunidades, mas também implica desafios à medida que a empresa se adapta a uma nova cultura de trabalho e dinâmicas de equipe.

Além disso, o conceito de um “projeto de incubação interno” sugere que a Bungie está a planear desenvolver novos IPs dentro do ecossistema da PlayStation. Isso não só pode diversificar a oferta da empresa, mas também ajudar a mitigar riscos associados à dependência das suas franquias existentes. A inovação será vital para se manter relevante em um mercado que se torna cada vez mais competitivo.

A resposta da comunidade gamer também é uma parte importante deste cenário. As preocupações com a qualidade dos jogos e a continuidade da saga Destiny e Marathon são tópicos que os fãs têm debatido fervorosamente nas redes sociais e fóruns. O sucesso futuro da Bungie dependerá não apenas da sua capacidade de se adaptar internamente, mas também da forma como gerenciará as expectativas e lealdade de sua base de jogadores.

Por fim, enquanto a Bungie enfrenta este período de incerteza e transformação, o olhar da indústria estará atento às suas próximas etapas. A capacidade do estúdio de evoluir, inovar e manter-se fiel à sua missão será essencial para determinar o seu futuro e a sua posição no setor dos videojogos.