O jogo de ação chinês Black Myth: WuKong causou comoção na comunidade gamer e se tornou um dos jogos mais discutidos. Em grande medida, isso foi causado por uma situação não muito clara relacionada ao lançamento indefinidamente adiado do jogo no Xbox.
Aqui está o que sabemos
Inicialmente, os desenvolvedores da Game Science anunciaram o lançamento de Black Myth: WuKong para PC, PS5 e Xbox Series, mas dois meses antes do lançamento do jogo, soube-se que o jogo não estaria disponível para usuários de consoles americanos.
A princípio foi explicado que devido a razões técnicas o jogo não poderia ser lançado no Xbox na data anunciada. Depois disso, começaram a circular rumores de que os desenvolvedores tinham fechado um acordo de exclusividade de console para WuKong no PS5.
Na semana passada, Forbes: o lançamento de Black Myth: WuKong nos consoles Xbox Series foi prejudicado apenas pelas políticas da Microsoft de que Black Myth: Wukong não está disponível no Xbox Series apenas devido a problemas técnicos relacionados à política da Microsoft, que prescreve estritamente o lançamento de jogos simultaneamente no poderoso Xbox Series X e no inicialmente fraco e desatualizado Xbox Series S, e se o projeto não puder ser adaptado ao dispositivo de baixa potência, seu lançamento será adiado ou cancelado.
Agora, Paul Tassi negou suas próprias palavras e afirma que recebeu informações de fontes confiáveis, que relataram que a Game Science ainda fez um acordo com a Sony e tornou Black Myth: WuKong um exclusivo temporário ou permanente do PlayStation 5.
Para piorar a situação, Tassi também notou as contradições nas declarações oficiais da Game Science e da Microsoft. Enquanto os chineses citaram problemas de otimização, os americanos fizeram um comentário vago: “Não podemos comentar sobre acordos feitos por nossos parceiros com outros criadores de plataforma…”.
Desde o início, as declarações da Game Science e da Microsoft entraram em conflito entre si, com a Game Science citando otimização, enquanto a Microsoft citou “acordos com outros detentores de plataformas”. foto.twitter.com/47Up179ZWh
– Paul Tassi (@PaulTassi) 29 de agosto de 2024
Jornalistas do IGN compartilham o mesmas informações, mas de suas próprias fontes. Eles também têm certeza de que o atraso do lançamento no Xbox não é devido a problemas técnicos e é um movimento consciente dos desenvolvedores. Ao mesmo tempo, vários insiders autorizados – Jeff Larva, Shpeshal Nick, extas1s e Ignus Lunático – não concorda com essas informações e insiste em problemas técnicos.
Bem, a situação continua obscura, ambas as versões podem igualmente se revelar verdadeiras. Estamos esperando por comentários oficiais.
Fonte: @PaulTassi
A controvérsia em torno de Black Myth: WuKong não é apenas uma questão de lançamento em diferentes plataformas; também levanta questões sobre a integridade das informações compartilhadas pelo estúdio de desenvolvimento e pela Microsoft. A Game Science, conhecida por seu trabalho no jogo inspirado na mitologia chinesa, viu sua reputação em jogo com essas alegações, visto que muitos fãs aguardam ansiosamente a possibilidade de jogar WuKong em várias plataformas.
Adicionalmente, esta situação reflete um padrão crescente na indústria de jogos, onde os acordos de exclusividade estão a tornar-se cada vez mais comuns. A luta entre as plataformas Xbox e PlayStation por conteúdos exclusivos não é nova, mas a intensidade do debate em torno de Black Myth: WuKong destaca como estes jogos podem ser influenciados por decisões estratégicas que vão além de questões técnicas. Isso provoca um ambiente de incerteza e frustração para os consumidores, que muitas vezes se sentem à mercê das decisões empresariais.
Os desenvolvedores de jogos frequentemente enfrentam múltiplas pressões, desde as expectativas dos jogadores até as exigências das plataformas que os apoiam. No caso de WuKong, a busca por otimização no Xbox Series S, que, conforme mencionado, tem especificações mais limitadas do que o Series X, pode ter colocado a equipe em uma posição difícil. A otimização é um elemento crucial no desenvolvimento de jogos para garantir uma experiência fluída para todos os jogadores, e as dificuldades nessa área podem ser mais complexas do que simplesmente adaptar o código do jogo.
A pressão para lançar um jogo de grande visibilidade como Black Myth: WuKong pode significar que os desenvolvedores precisam fazer compromissos difíceis, mesmo que isso signifique atrasar ou cancelar o lançamento em certas plataformas. Este cenário não é apenas evidente em Black Myth, mas em muitos outros títulos que enfrentam os mesmos dilemas ao tentarem igualmente agradar as exigências dos fãs e as expectativas dos parceiros de distribuição.
Com o aumento da competição no mercado de vídeojogos, particularmente com novos títulos que se aproximam das datas de lançamento, a pressão sobre as empresas para obter exclusividade também aumenta. Isso leva a uma sobrecarga de rumores e especulações, como as que rodeiam Black Myth: WuKong. O que se poderia esperar de uma comunicação mais clara e transparente pode, muitas vezes, ser ofuscado por este turbilhão de informações desencontradas.
Portanto, enquanto os fãs aguardam mais desenvolvimentos sobre a situação do Black Myth: WuKong, é evidente que a saga do jogo ilustra não apenas os desafios técnicos que os desenvolvedores enfrentam, mas também as complexidades do marketing e das negociações na indústria de videojogos moderna. O que poderia ser uma celebração do avanço tecnológico em game design tornou-se um ponto de discórdia que revela as intrincadas relações na indústria. Enquanto esperam ansiosamente, muitos jogadores estão a questionar onde realmente se encontra a verdade neste emaranhado de discursos contraditórios.