Os headsets de realidade virtual Meta Quest receberão recursos de IA antes do headset de realidade virtual Vision Pro, com a atualização do Meta programada para o mês que vem.
Aqui está o que sabemos
Isso significa que os recursos de IA atualmente disponíveis nos óculos inteligentes Ray-Ban também aparecerão no Quest, inicialmente em modo experimental.
Relatórios anteriores sugeriram que o Vision Pro não teria nenhum recurso de IA neste ano, e possivelmente nem teria.
Este mês, John Gruber sugeriu que a inteligência artificial não aparecerá no Vision Pro, já que os dispositivos simplesmente não têm poder de processamento suficiente para executá-la.
O Apple Intelligence não será suportado pelo Vision Pro, apesar do fato de que o chip M2 é poderoso o suficiente para isso. De acordo com Gruber, o motivo é que o chip já está funcionando quase em capacidade máxima, então ele não tem capacidade de reserva suficiente para o Apple Intelligence.
Mark Gurman, da Bloomberg, publicou um relatório contraditório afirmando que a IA aparecerá no Vision Pro no ano que vem.
Os óculos inteligentes Ray-Ban Meta já incluem recursos de IA, e a empresa diz que agora eles também aparecerão nos headsets Quest.
No entanto, o assistente ainda estará em modo experimental e sua disponibilidade será limitada a usuários nos EUA e Canadá. O recurso “Meta AI with Vision” permitirá que eles peçam ao assistente informações sobre o que veem usando o Passthrough no Quest. O Passthrough permite que os usuários vejam seus arredores por meio de um feed de vídeo enquanto assistem ou fazem outras tarefas em seus fones de ouvido.
Fonte: 9to5mac
A implementação de recursos de IA nos headsets Meta Quest está a gerar expectativas significativas entre os utilizadores e especialistas em tecnologia. A possibilidade de integrar a inteligência artificial com a realidade aumentada e virtual pode transformar consideravelmente a forma como interagimos com o mundo digital. Embora estes recursos sejam inicialmente oferecidos em modo experimental, a empresa parece comprometida em expandir as funcionalidades e melhorar a experiência do utilizador a longo prazo.
A integração da IA permitirá que os utilizadores façam perguntas sobre o que estão a ver na sua vizibilidade através do Passthrough, criando uma experiência mais imersiva e interativa. Este tipo de tecnologia poderia revolucionar atividades como a aprendizagem, treinamentos e jogos, oferecendo informações em tempo real que enriquirão as interações virtuais.
Por outro lado, a frustração em torno da ausência de recursos de IA no Vision Pro, particularmente entre os seus potenciais utilizadores, levanta questões sobre a direção que a Apple está a tomar com a sua linha de produtos. A ideia de que o chip M2, apesar de ser poderoso, não consiga suportar tarefas adicionais de inteligência artificial, sugere limitações em sua capacidade de processamento que podem afectar a versatilidade do dispositivo.
Enquanto isso, a Meta parece estar numa posição vantajosa, aproveitando-se da crescente demanda por aplicativos de IA e dispositivos baseados em realidade virtual. A competição entre as duas empresas torna-se mais acentuada à medida que cada uma tenta captar a atenção dos consumidores com inovações e melhorias. O crescimento contínuo da IA na área de tecnologia tem exigido que as empresas se adaptem rapidamente, e a Meta parece estar a preparar-se para liderar a charge neste campo nos próximos meses.
A ainda não totalmente esclarecida questão sobre o futuro acesso aos recursos de IA nos headsets Quest, especialmente a exclusividade inicial para usuários nos EUA e Canadá, levanta preocupações sobre a equidade no acesso à tecnologia avançada. À medida que a Meta avança com suas atualizações, a forma como lidará com essas limitações geográficas poderá influenciar a sua aceitação no mercado global.
Enquanto isso, a comunidade de desenvolvedores e usuários espera ansiosamente mais inovações que podem surgir dessas atualizações, pois a integração de IA promete abrir um novo leque de possibilidades na interatividade e funcionalidade dos dispositivos de realidade virtual.