A Meta anunciou a abertura do Horizon Worlds para adolescentes com aprovação dos pais. Usuários de 10 a 12 anos poderão participar de jogos de VR e explorar mundos como a Estação Espacial ou a Cidadela.
Aqui está o que sabemos
Cada mundo tem uma categoria etária de 10+, 13+ ou 18+, e aqueles com 17 anos ou menos não poderão escolher mundos adultos.
Os pais terão a opção de aprovar todos os mundos em uma determinada faixa etária, selecionar alguns específicos ou aguardar uma solicitação do filho.
Recursos de segurança adicionais incluem chat de voz desabilitado, nenhuma oferta de assinatura e configurações automáticas de status offline. Todas as contas de adolescentes terão um recurso de limites pessoais permanentes que impedirá que outros avatares cheguem muito perto.
Apesar dessas medidas, a Meta enfrentou críticas de legisladores e do público, que alegam que a empresa não está prestando a devida atenção à segurança dos adolescentes em suas plataformas.
Fonte: Meta
A introdução de novas funcionalidades de controle parental e segurança no Horizon Worlds reflete uma tentativa da Meta de abordar preocupações sobre a segurança dos jovens em ambientes virtuais. A empresa pretende proporcionar uma experiência de realidade virtual que seja não só envolvente, mas também segura para os adolescentes, num momento em que a supervisão parental se tornou ainda mais vital no mundo digital.
Para engajar os pais e garantir que as crianças tenham uma experiência positiva, a Meta planejou uma série de medidas que vão além das simples restrições de idade. Esses controles permitem que os pais personalizem a experiência dos seus filhos, dando-lhes a capacidade de monitorizar e gerenciar a interação das suas crianças com o conteúdo disponível. A opção de aprovar mundos específicos, além de definir limites, garante um maior nível de envolvimento parental.
Além disso, a desativação do chat de voz e a ausência de ofertas de assinatura são precauções adicionais que visam proteger os jovens de potenciais interações indesejadas e de ofertas monetárias que possam ser inadequadas para a sua faixa etária. A Meta, ao implementar essas funcionalidades, ressalta a sua disposição para criar um ambiente virtual que prioriza a segurança e o bem-estar dos usuários mais jovens.
Por outro lado, as críticas que a empresa tem recebido não devem ser ignoradas. Muitas organizações e especialistas em segurança digital argumentam que, apesar das medidas de segurança implementadas, ainda existem riscos inerentes ao uso de plataformas digitais por adolescentes. A crescente preocupação sobre a privacidade e a segurança online coloca pressões adicionais sobre a Meta, que tem a responsabilidade de garantir que todos os seus usuários, incluindo os mais jovens, possam navegar por essas plataformas sem riscos associados.
Neste cenário, é fundamental que a Meta continue a envolver os pais e os responsáveis num diálogo aberto sobre as melhores práticas em segurança digital e a importância de educar as crianças sobre comportamentos seguros online. O progresso da empresa em fornecer um ambiente VR seguro para adolescentes será observado atentamente, tanto pelos consumidores quanto pelos reguladores.
Os novos desenvolvimentos no Horizon Worlds também coincidem com uma tendência crescente entre outras plataformas tecnológicas, que estão a considerar medidas semelhantes para proteger as suas faixas etárias mais jovens. Isso representa um movimento importante para toda a indústria, que deverá se esforçar ainda mais para garantir que o mundo digital seja um lugar seguro e acolhedor para todos os usuários.