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O jogo de tiro não anunciado da Valve, Deadlock, atingiu o pico de 17.000 pessoas online no fim de semana

O que está acontecendo? O jogo de tiro não anunciado da Valve, Deadlock, foi jogado por 17.000 pessoas no fim de semana

Uma situação surpreendente está se desenvolvendo em torno do jogo de tiro em equipe Deadlock, da Valve.

Desde o início de 2024, uma quantidade tão grande de materiais, vídeos, capturas de tela, descrições e opiniões detalhadas sobre Deadlock apareceu na rede que ninguém duvida da existência e do lançamento iminente do jogo, mas a Valve mantém completo silêncio e não comenta nenhuma informação.

Há muito tempo estava claro que os desenvolvedores dariam acesso ao Deadlock para seus amigos e familiares testarem o jogo de tiro, mas no último final de semana os números surpreenderam.

Aqui está o que sabemos

De acordo com o serviço SteamDB, no momento em que este artigo foi escrito, havia 14,5 mil jogadores no Deadlock, e no domingo esse número quase chegou a 17 mil.

O que está acontecendo? O jogo de tiro não anunciado da Valve, Deadlock, foi jogado por 17.000 pessoas no fim de semana-2

O gráfico mostra que o jogo de tiro online cresceu drasticamente em poucos dias, o que pode significar que milhares de pessoas tiveram acesso ao jogo ao mesmo tempo.

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Claro, a Valve é uma empresa extremamente secreta e não pública, mas mesmo para ela esse silêncio parece surpreendente.

Talvez num futuro próximo a desenvolvedora ainda anuncie oficialmente o jogo.

Lembre-se. De acordo com blogueiros que se familiarizaram com o jogo, ele é semelhante ao Valorant, Overwatch, Dota 2 e Team Fortress 2 ao mesmo tempo.

Fonte: SteamDB

A crescente popularidade de Deadlock levanta questões sobre a estratégia de marketing da Valve e a maneira como os jogos são promovidos antes do lançamento. Em um mercado saturado, onde a concorrência é feroz, a abordagem silenciosa da Valve pode ser uma tática deliberada para criar uma expectativa ainda maior entre os jogadores. Este tipo de “hype” pode resultar em um lançamento bem-sucedido, uma vez que gera conversa e especulação nas redes sociais e plataformas de jogos.

Os detalhes sobre o gameplay e os modos de jogo têm sido escassos, mas o que se sabe indica que Deadlock pode inovar na forma como combina elementos de diferentes gêneros. Jogadores que participaram das sessões de teste mencionaram a fluidez do combate, a interatividade dos personagens e a necessidade de trabalho em equipe, características que são muito valorizadas em títulos de sucesso como Valorant e Overwatch.

Além disso, a participação massiva de jogadores durante o fim de semana não se deve apenas ao acesso aberto a um número restrito de usuários, mas também pode estar relacionada à comunidade ativa e engajada que a Valve mantém em outros jogos. A base de fãs já existente pode ter gerado um efeito de rede, onde amigos e conhecidos se reúnem para experimentar juntos o novo título, mesmo que informalmente.

Outra informação interessante é que, por se tratar de um jogo da Valve, existe uma expectativa considerável sobre o sistema de monetização e as possíveis atualizações pós-lançamento. A empresa é conhecida por oferecer suporte a longo prazo para seus jogos, frequentemente incluindo novidades que mantêm a comunidade interessada e engajada. Considerando o sucesso de seus títulos anteriores, haverá muita atenção em como Deadlock será tratado neste aspecto.

Por fim, o silêncio da Valve também pode ser interpretado como uma técnica de gerenciamento de expectativas. Em tempos onde muitos jogos são lançados de forma antecipada e frequentemente estão cercados de polêmicas, optar por não dar declarações pode ajudar a evitar reações negativas ou desilusão por parte dos jogadores, um fator que pesa muito na decisão de lançamento de um título.