A Samsung está planejando lançar um smartphone com tela flexível em 2025. De acordo com o relatório, o dispositivo terá uma tela que pode ser desdobrada em até 12,4 polegadas, transformando-o em um tablet.
Aqui está o que sabemos
A tecnologia acabará com duas telas separadas e uma dobradiça central. A Samsung já demonstrou uma tela semelhante na SID Display Week deste ano, onde revelou o painel Rollable Flex OLED. A tela pode enrolar até um diâmetro de 49 mm e desdobrar até 254,4 mm.
Espera-se que o novo smartphone tenha uma câmera sob a tela semelhante à usada na série Galaxy Fold. Embora ainda não tenha havido nenhum anúncio oficial da Samsung, rumores sobre o desenvolvimento de tal dispositivo circulam há alguns anos. Se a informação for confirmada, seria um passo significativo para a empresa no campo de displays flexíveis.
Fonte: O Eletricista
Além das especificações mencionadas, o novo dispositivo da Samsung também deve incorporar inovações em termos de resistência e durabilidade. A empresa tem trabalhado na melhoria das características dos materiais utilizados nas telas flexíveis, com o objetivo de torná-las mais resistentes a arranhões e quedas. Um erro comum dos dispositivos dobráveis é a fragilidade da tela, e a Samsung aparentemente está ciente de que precisa abordar este problema para ganhar a confiança dos consumidores.
Os rumores sobre um smartphone com tela flexível também levantam questões sobre a autonomia da bateria. Com um dispositivo que pode se expandir até 12,4 polegadas, a Samsung deve considerar uma solução eficiente para garantir que a bateria tenha capacidade suficiente para suportar as exigências de uso, tanto em formato de telefone quanto de tablet. A implementação de tecnologia de carregamento rápido e, possivelmente, carregamento sem fio, será também um fator a ter em conta para os utilizadores.
Por outro lado, a integração de um sistema operativo otimizado será crucial. O Android, por exemplo, tem se adaptado lentamente a formatos de tela flexíveis, mas a Samsung pode optar por personalizar o seu ambiente One UI para tirar melhor proveito das funcionalidades oferecidas pela tela Rollable Flex. Isso inclui adaptações na interface, permitindo maior funcionalidade quando o dispositivo está em modo tablet comparado ao modo smartphone.
A concorrência no mercado de smartphones flexíveis é feroz, com marcas como a Huawei e a Xioami também investindo em tecnologias semelhantes. A Samsung, sendo uma das pioneiras, está sob pressão para liderar em termos de inovação e usabilidade. A forma como a empresa comunica as capacidades do dispositivo e como ele se destaca em comparação com as ofertas de outras marcas será determinante para capturar a atenção dos consumidores.
Por fim, o preço do novo dispositivo será um factor decisivo na sua aceitação no mercado. A Samsung tem uma história de posicionamento premium para a sua linha de produtos Galaxy, mas se o preço for excessivo, pode afastar potenciais compradores, especialmente em um cenário econômico desafiador. A empresa terá que encontrar um equilíbrio entre inovação e acessibilidade para atingir um público mais amplo.